E um pouco de T.I.

E NOS INTERVALOS UM POUCO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO...



18/06/2012. Lei de Acesso à Informação completa um mês e registra 10,4 mil pedidos. A Lei de Acesso à Informação Pública completou, no sábado (16/06), um mês de vigência. Nesse período, o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) para acompanhar os pedidos de forma centralizada, registrou mais de 10,4 mil solicitações. Texto publicado no http://www.cgu.gov.br/. Acessado em 18 de junho de 2012. (Leia mais)



18.01.2012. Case: como a Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) integrou infraestrutura de TI. Empresa acelerou a coleta de informações, o cruzamento de dados e automatizou tarefas manuais para diminuir erros. Com o apoio da SysDesign, parceira da Oracle, no desenho e implementação de um data warehouse chamado Sistema de Informações Estratégicas (SIE), foi possível acelerar a coleta de dados consolidados sobre a prestação e expansão de serviços de abastecimento de água e esgoto para análise e envio aos órgãos de fiscalização. Texto publicado no http://olhardigital.uol.com.br/. Acessado em 18 de janeiro de 2012. (Leia mais)


18.01.2012. Case: como empresa de engenharia melhorou controle de processos e assegurou suporte escalonável. Como promover a melhoria contínua e inovação dos processos de negócios, além de reforçar a marca da sua empresa, aumentando a confiabilidade? As soluções foram encontradas com a ajuda do Oracle E-Business Suite, um recurso que implementa um projeto de reorganização corporativa e orienta a arquitetura de vários serviços. Texto publicado no http://olhardigital.uol.com.br/. Acessado em 18 de janeiro de 2012. (Leia mais)


18.01.2012. Os cinco maiores erros que as empresas cometem nas redes sociais. Muito se fala sobre a importância das redes sociais para as empresas, mas poucas companhias tiram vantagem disso. Existe um grande potencial dentro das mídias sociais, especialmente para conhecer o mercado, os clientes e depender menos de pesquisas. Texto publicado no http://olhardigital.uol.com.br/. Acessado em 18 de janeiro de 2012. (Leia mais)


16.01.2012. Gestão da tecnologia da informação e o uso das redes sociais no trabalho. Uma das tarefas mais difíceis que atormentam um CIO no enfrentamento da gestão da tecnologia da informação nas empresas é a missão de estabelecer limites entre a informação que circula entre a esfera pessoal dos empregados e colaboradores e a profissional. Este problema vem se acentuando com a aceleração do uso das redes sociais que demandam um cuidado maior de monitoramento constante ante a possibilidade de incidentes que possam causar danos consideráveis para a reputação e o patrimônio das empresas. Texto de Alexandre Atheniense, Advogado especialista em Direito de Tecnologia da Informação, publicado no http://www.sucesumg.org.br/. Acessado em 18 de janeiro de 2012. (Leia mais)


11.01.2012. 5 áreas que irão conduzir os gastos da TI. De acordo com Rob Preston da InformationWeek EUA, Mobilidade; Data Big; Cloud Computing; Infraestrutura do data center; e Social,  são as cinco áreas centrais irão conduzir os gastos de TI das suas empresas em 2012. Texto publicado no http://informationweek.itweb.com.br/. Acessado em 11 de janeiro de 2012. (Leia mais)


10.01.2012. Kodak consegue sobrevida com reestruturação de negócios. Empresa estava à beira da falência, mas o reposicionamento de seu foco causou alta de quase 60% nas ações. Texto publicado no http://olhardigital.uol.com.br/. Acessado em 11 de janeiro de 2012. (Leia mais) 


28.12.2011. Você está gerindo a TI como um negócio? A TI tem um papel fundamental para gerar melhorias na produtividade, na competitividade e, consequentemente, na lucratividade das Organizações. Nesse contexto, o desenho da gestão da TI poderá facilitar ou até mesmo limitar o atingimento das metas e objetivos das Organizações. Mark Lutchen (em seu livro Manage IT as a Business de 2003) afirma que para ser efetivamente útil aos objetivos corporativos da Organização, a TI precisa ser administrada como se ela própria fosse um negócio. Texto de Sérgio Alexandre Simões,  publicado no http://informationweek.itweb.com.br/ . Acessado em 11 de janeiro de 2012. (Leia mais)


15.09.2011. Nuvem, mobilidade e mídias sociais reinventam o BI. Cloud, mobilidade, mídias sociais e o crescimento explosivo dos bancos de dados corporativos - um fenômeno apelidado de Big Data - são tendências que têm causado forte impacto no modo como as empresas utilizam tecnologias de Business Intelligence (BI). Texto de Robinson dos Santos,  publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Acessado em 15 de outubro de 2011. (Leia mais)


14.09.2011. Inovação depende da integração empresa, governo e universidade. Um projeto de Social CRM permitirá que uma empresa consiga entender alguns dos hábitos dos seus clientes, conhecer sua rede de relacionamentos e determinar qual o seu nível de influência nas comunidades que participa. Assim, integrando este monitoramento com seus sistemas tradicionais de CRM, será possível estabelecer correlações entre o comportamento deste cliente nas mídias sociais digitais e como, quando e onde ele consome seus produtos ou serviços. Texto do Prof. Mario Faria, professor do MBA das disciplinas de Marketing e Estratégia da Business School São Paulo e consultor,  publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Acessado em 14 de outubro de 2011. (Leia mais)


27.06.2011. Social CRM: Sete pontos que você precisa saber antes de ir adiante com um projeto. Poucos são os benchmarks existentes para você estudar e analisar o que vai funcionar e o que pode dar errado. Texto do Prof. Mario Faria, professor do MBA das disciplinas de Marketing e Estratégia da Business School São Paulo e consultor,  publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Acessado em 27 de junho de 2011. (Leia mais)


14.06.2011. Na nuvem, o primeiro passo é garantir que sua informação está segura. Repetidos ataques de hackers à Playstation Network em maio são exemplo dos problemas de segurança que os provedores de serviço de armazenamento em cloud computing ainda enfrentam. Texto de Thomas Trappler, Computerworld/EUA publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Acessado em 14 de junho de 2011. (Leia mais)


08.06.2011. Não menospreze os riscos da virtualização e da mobilidade. CIOs sacrificam a segurança para obter os benefícios da virtualização, segundo John Burke, analista da Nemertes Research. Menos de 20% das empresas que optaram pela virtualização adotaram ferramentas de segurança para reduzir os riscos inerentes a um ambiente virtualizado, disse John Burke, analista da Nemertes Research, em apresentação na IT Conference and Expo Roadmap, em Boston, sobre ameaças emergentes para ambientes virtuais e de de mobilidade. Texto publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Acessado em 08 de junho de 2011. (Leia mais)


20.05.2011. Vai virtualizar? Repense a estrutura organizacional. A empresa que não souber identificar eventuais fraquezas vai perder a capacidade de colher benefícios da infraestrutura virtual, limitando o sucesso das migrações. Os conceitos tecnológicos da virtualização e da computação em nuvem fizeram com que as questões de gerenciamento de serviços se tornassem tão importantes para os departamentos de TI quanto a própria tecnologia. No pacote, vem o envolvimento mais estreito com as aplicações e as unidades de negócios que trabalham com a infraestrutura. Texto publicado no http://wwww.cio.uol.com.br/. Autor: Kevin Fogarty, da CIO-EUA. Acessado em 20 de maio de 2011. (Leia mais)


06/05/2011. Tecnologia da Informação para a Gestão do Conhecimento. As tecnologias úteis para a Gestão do Conhecimento são aquelas que ajudam a prevenir a fragmentação das informações e permitem criar redes globais para o compartilhamento do conhecimento. O desafio para a área de TI passa a ser migrar de uma posição de suporte a processos para o suporte a competências. É preciso sair do patamar do processamento de transações, da integração da logística, do workflow e do comércio eletrônico, e agregar um perfil de construção de formas de comunicação, de conversação e aprendizado on the job , de comunidades de trabalho, e de estruturação e acesso às idéias e experiências. Nesse sentido, a empresa precisa de três itens fundamentais: uma nova arquitetura de informação que inclua novas linguagens, categorias e metáforas para identificar e alavancar perfis e competências; uma nova arquitetura tecnológica que seja mais social, aberta, flexível, que respeite e atenda às necessidades individuais e que dê poder aos usuários; uma nova arquitetura de aplicações orientada mais à solução de problemas e à representação do conhecimento, do que somente voltada a transações e informações. Texto publicado no http://www.hsm.com.br/. Autor: Jayme Teixeira Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.  Acessado em 06 de maio de 2011. (Leia mais)


06/05/2011. Governança Corporativa. Cada vez mais presente na pauta das empresas, sejam elas médias ou grandes, a Governança Corporativa abrange uma diversidade de assuntos que vão além da gestão diária dos negócios. Por definição, o termo se refere ao conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regem a maneira como uma empresa é administrada. Devido a esta complexidade, a governança corporativa incorpora inclusive questões relacionadas à gestão de riscos e a compliance, ou seja, à garantia de aderência dos processos de uma empresa a normas e procedimentos, sejam eles internos ou externos. Texto publicado no http://www.totvs.com/blog em 25 de abril de 2011. (Leia mais)


05/05/2011. Investir em rede social impulsiona carreira. Se você busca novos conhecimentos e quer ser mais criativo, pode encontrar o que procura nas mídias sociais. "Gestores que entendem a importância das novas redes para a inovação estão à frente dos que pensam que isso só desconcentra os funcionários", diz Josh Bernoff, autor do livro Empowered e consultor da Forrester Research. Algumas empresas veem nas redes um espaço para a criação de novas ideias. A Intel é um exemplo. Lá há estímulo para o uso das mídias sociais durante o expediente. "Os níveis de inovação aumentam por causa do nosso incentivo ao uso contínuo das novas tecnologias", diz Marcelo Fernandes, gerente de marketing corporativo da Intel. Texto publicado no http://www.info.abril.com.br/ em 02 de maio de 2011. (Leia mais)


05/05/2011. Nas mídias sociais, dados corporativos desatualizados são pecado mortal. Pesquisa mostra que os consumidores valorizam a participação das empresas, mas estão atentos à forma como as marcas utilizam esses canais. Texto publicado no http://www.cio.uol.com.br/ em 02 de maio de 2011. (Leia mais)


19/04/2011. Integrar diferentes soluções de CRM pode não trazer os resultados esperados. Quando o assunto é CRM (sistema de relacionamento com clientes), as empresas grandes podem ser chamadas de qualquer coisa, menos de centralizadoras. Mesmo que a gestão dos sistemas fique a cargo de um profissional, há uma grande probabilidade de que o ambiente esteja fragmentado e em soluções diversas. Muitas vezes, o melhor caminho é "federar" os sistemas em uso na corporação. Texto publicado no http://www.cio.uol.com.br/ em 15 de abril de 2011. (Leia mais)


19/04/2011. Totvs domina pequenas empresas e SAP tem 50% das grandes. Pela primeira vez, pesquisa anual da FGV sobre tendências de software divide partipação de mercado das fornecedoras de ERP por porte de companhia. Texto publicado no http://www.cio.uol.com.br/ em 19 de abril de 2011. (Leia mais)


10/04/2011. TI de volta à origem: a informação. O papel da área não é “vigiar” as pessoas, mas “os dados”, uma vez que a proteção da informação envolve a proteção do próprio negócio, do patrimônio e da reputação da empresa. Texto publicado no http://www.cio.uol.com.br/ em 23 de março de 2011. (Leia mais)


07/04/2001. Apple terá fábrica no Brasil, diz jornal chinês. A Apple pode anunciar, neste mês, a implantação de uma fábrica no estado de São Paulo. A Foxconn, que fabrica o iPad na China, cuidaria da produção também no Brasil. (Leia mais)


07/04/2011. Especialistas em segurança da informação se reúnem em fórum na Fiesp. Em um mundo onde a tecnologia da informação é onipresente, é natural que as ameaças à segurança da informação sejam cada vez mais constantes e sofisticadas. Por esse motivo, a Microsoft promove anualmente o BlueHat Security, fórum onde as ameaças são discutidas e novas medidas de segurança são apresentadas. (Leia mais)


05/04/2011. Redes sociais trazem novo nível de competitividade para empresas. O mix de tecnologia e marketing nas mídias sociais é uma combinação explosiva, que desperta a atenção das organizações. (Leia mais)


01/04/2011. Domine as seis esferas de governança em TI, ou fracasse. O portfólio de serviços e produtos de TI cresce em ritmo acelerado. Por conta dessa expansão, CIOs são obrigados a readequar os mecanismos de controle e organização. (Leia mais)


.

2 comentários:

  1. Ola Tati tudo bem? E ai como esta?? E as festas de fim de ano como foi?
    Poste mais coisas sobre tecnologias, estou na espera.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu!
    Foi tudo ótimo, espero que esteja tudo ok com vc tb. Olha aí a página atualizada em sua homenagem.
    Bj procê moça.

    ResponderExcluir